quarta-feira, 31 de março de 2010

Minoria x Maioria

E mais um Big Brother Brasil acaba. Porém, as polêmicas geradas durante o programa continuam. O BBB que seria voltado pra comunidade homossexual, acabou contrariando muitas expectativas, Marcelo Dourado, considerado homofóbico por tantos, saiu vitorioso. O tema MINORIAS x MAIORIAS não saiu da minha cabeça e nem do Twitter.
O BBB10 tinha tudo pra ser colorido e foi! De várias formas, de maneiras controversas, com cores berrantes, nada de tons pastéis. A seleção de tipos incríveis realizada por Boninho e uma equipe de profissionais de uma competência ímpar fizeram do programa algo a se discutir. Porém o foco de todo programa foi a relação de Dourado, um lutador de vale-tudo, e grupo dos homossexuais, com maior destaque para Dicésar.
Para muitos, Dourado é homofóbico. Tenho certeza de que não seja. Como coloquei ontem em meu Twitter, ele é grosso, maleducado, mas homofóbico não. Quantas vezes ele escutou Dicesar? Sempre teve um diálogo tranquilo com ele no começo do programa. Mas há muitos que falam que foi por jogo, pois ele queria o prêmio. Porém, acredito que ele não concorde com a opção sexual escolhida pelos gays. Discordar não significa desrespeitar, não aceitar.
Acompanhando programa e os debates na internet pude constatar, pois já havia percebido o fato na vida real, de que o preonceito maior vem da própria vítima, uma vez que poucos entendem a diferença entre discordância e o preconceito. Citando um exemplo prático: se eu simplesmente não gosto de uma pessoa branca, dizem que não tenho afinidade. Agora se essa falta de afinidade for por um homossexual ou um negro é por que tenho preconceito, e questiono todas as vezes que Dicesar se expressou de forma debochada e agressiva contra Dourado não era uma espécie de preconceito. Algo a se refletir…
É uma discussão longa, e esse é meu ponto de vista. Quero deixar bem claro que não tenho preconceito nem de raça e nem de opção sexual. Polêmicas são sempre salutares pois vemos que ninguém é só mocinho ou só bandido.  Há erros pra todos. Enfim, espero que todos revejam seus conceitos.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Após um longo...

...um longo e tenebroso inverno por aqui, vou tentar voltar aos poucos com alguns textos. Serão bem parecidos com os que já vinha fazendo.
Foram fortes emoções no ultimo ano, a vida se organizou em algumas coisas e outras bagunçou, mas a vida é assim: um equilibrar de pratinhos no ar e de vez em quando um cai e se tem que substituí-lo.
Em breve, espero que ainda essa semana eu consiga escrever algo relevante.
Até mais!